domingo, 9 de janeiro de 2011
EXCLUSIVO: Ministro das Comunicações contra político ser dono de TV, e têm vários...
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta sexta-feira (7) que é contra a concessão de emissoras de rádio e televisão para políticos. Bernardo, no entanto, reconheceu que esse é um tema sensível e que ainda precisa de regulamentação.
“Tem uma restrição colocada na Constituição, mas não está regulamentada. Todos sabem que tem um monte de políticos que tem rádio e televisão e acho que não deveria ser permitido”, afirmou ele, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Paulo Bernardo lembrou de uma entrevista que deu esta semana sobre o assunto. “Fiz uma avaliação realista, pragmática, de que acho um tema difícil, sensível, por que tem que ser aprovado no Congresso. Até brinquei que é mais fácil votar o impeachment de um presidente do que a revogação de uma concessão de rádio e TV”, disse.
E o RD1, por meio de sua redação, fez uma minuciosa pesquisa para destacar os políticos que mais tem poder e concessões de atividades radiodifusoras (com rádio e em especial TV), o retrato foi surpreendente. O atual ministro é filiado do Partido dos Trabalhadores (PT), e dentro do próprio partido no qual faz parte nomes como Geraldo Magela, deputado federal sócio-dono da Rádio Difusora de Nova Serrana - MG, além de outros prefeitos de cidades do interior do país. O número de politicos donos de midias somem 271 no país, além dos que são dono mas colocam em nome da esposa, filhos ou laranjas.
Democratas, antigo PFL, é o partido que mais detém direitos proprietários de mídia no Brasil, seguido do PMDB. Famosos senadores como Collor de Melo (ex-presidente), Tasso Gereissati (PSDB - CE), Roseana Sarney, Paulo Otavio (DF), Paulo Mansur, e muitos outros. Pegamos como exemplo Roseane Sarney, ela é proprietária da Rede Mirante de São Luís no Maranhão, integrando Mirante FM (São Luis), Rádios Alecrim (Caxias, MA) e Verdes Campos (Pinhedo, MA), e a TV Mirante da capital maranhense, junto com as 15 retransmissoras da emissora sede.
Assim como fez com o site Ética na TV, que o RD1 revelou para todos e hoje é uma grande fonte de informação e uma arma para a popualação clamar por conteúdo responsável na TV, vamos divulgar uma nova ferramente virtual que está há algum tempo na rede mundial de computadores, e é bastante útil para conhecer políticos e donos das mais diversas mídias como rádio, jornal e televisão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário